Uma situação muito difícil para todo baterista iniciante é a escolha da primeira bateria. Na maioria dos casos o futuro baterista não tem muito dinheiro para investir e tão pouco conhecimento sobre o assunto, ele vai até a loja e encontra muitos modelos que cabem no seu orçamento, o vendedor tenta vender seu peixe, dizendo que aquela ou a outra é a melhor bateria do mundo (claro que não são todos, tem muito vendedor que pode te ajudar e sabe muito sobre o assunto). Se o baterista não cair nessa conversa, ele vai procurar saber mais sobre o instrumento na internet, lá ele vai encontrar muita gente falando bem e mal do produto, dizendo ser uma bateria frágil, sendo que existem muitos bateristas por ai, que não tocam bateria e sim brigam com ela, e geralmente são essas pessoas que tem problemas de durabilidade da bateria, e principalmente dos pratos.
E como sempre a dúvida vai continuar.
Minha opinião é bem simples, a melhor bateria para começar é aquela que te faz se sentir bem, tenha certeza que quando tiver mais conhecimento e puder investir mais, você vai querer outra.
Procure sempre uma ferragem forte e resistente, tambores bem estruturados com sons que lhe agradem, pratos de bronze e o modelo mais adequado ao estilo que pretende tocar. A marca não importa muito, e sim se ela atende as suas exigências.
Após isso sente na bateria, se gostar muito e o preço estiver acessível, você encontrou sua bateria que vai lhe proporcionar muitos anos de prazer e exigirá muito estudo.
Lembre-se que um instrumento bom ajuda em 10% na formação do baterista, mas muito estudo é 90%, se sua dedicação for grande, principalmente no início, um simples balde pode se transformar em um formidável instrumento de percussão.